Anta de Zedes


Anta de Zedes

Nas fraldas da serra de Reborosa, Zedes encontra-se a cinco quilómetros da sede de concelho. O seu povoamento é também remotíssimo e remonta a épocas pré-históricas, tal facto é documentado pela existência de um dólmen ou anta.
A tradição popular refere que esta anta é a Casa da Moura. Conta-se que a fraga que cobre as outras foi trazida à cabeça de uma moura que trazia um filho às costas e, ainda, enrolava um novelo de lã. Muito semelhante ao dólmen de Vilarinho da Castanheira, a Casa da Moura é de câmara oblonga, formada por nove esteios graníticos desigualmente inclinados. A galeria é constituída por duas pedras postas em cutelo. Foram encontradas diversas pinturas megalíticas, no seu interior, que parecem representar figuras humanas e de animais. Apesar da dificuldade de determinar a idade deste monumento, é de crer que tal se situe entre o Neolítico final e a Idade do Bronze.

Um comentário:

Angel disse...

Mouito obrigado
Estupendos post de las antas del concjo de Carrazeda de Ansiaes, que aun no conozco personalmente pero espero conocer pronto.
Si te gusta el megalitismo tengo un blog con "muitas antas" de todo el mundo. Si quieres con tu permiso puedo poner tus entradas en mi blog citando logicamente el origen como si fuese una colaboración y sino esperaré a que pueda visitarlas
http://dolmenes.blogspot.com
Saludos cordiales.